Balanço do Mês das Bibliotecas Escolares

31-10-2012 12:50

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Maximinos, em parceria com o grupo disciplinar de Português, promoveram, durante o mês de outubro, um conjunto de atividades para levar a comunidade educativa a consciencializar-se do seu papel na educação dos jovens.

Atividades como: formação de utilizadores (pesquisa no catálogo das Bibliotecas Escolares de Braga e descodificação da CDU - Classificação Decimal Universal), encontro com escritores, motivação para a leitura, pesquisa e tratamento de informação, leituras lúdicas, … preencheram o quotidiano das diferentes escolas do agrupamento.

Pretendeu-se, essencialmente, que os alunos e professores criassem hábitos de utilizar a biblioteca no seu dia a dia escolar. Pensa-se que, assim, o ensino pode ser verdadeiramente democrático, uma vez que a BE disponibiliza, de forma gratuita, as ferramentas de autoaprendizagem.

Além disso, estas iniciativas poderão contribuir para a formação integral dos jovens, desenvolvendo neles hábitos de participação em atividades de âmbito cultural.